Perimetral Oeste: construção da nova avenida melhorará mobilidade urbana em Aracaju

Planejada como uma forma de ampliar as opções de deslocamento na zona norte da capital, especialmente pelo fluxo de trânsito entre Aracaju e Nossa Senhora do Socorro, a construção da avenida Perimetral Oeste, executada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), segue em ritmo célere e em breve trará retornos positivos para a qualidade da mobilidade urbana em ambos os municípios.

Quando pronta, a avenida Perimetral Oeste terá uma extensão de 7,5 km, largura de 9,5 m e contará com três faixas de rolamento, sendo uma exclusiva para o transporte público, ciclovia e acessibilidade. Para construir a via, que é um dos principais projetos do Programa de Requalificação Urbana de Aracaju, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Prefeitura investe cerca de R$ 150 milhões. O projeto é robusto e foi dividido em quatro etapas, de acordo com a complexidade de cada área. Três destas etapas já começaram a ser executadas.

A etapa I diz respeito à construção de uma ponte sobre o Riacho do Cabral, ligando os bairros Bugio e Soledade, e terá extensão de 337,4 metros de comprimento e 26,4 metros de largura; duas pistas de rolamento, cada uma com três faixas, sendo uma delas exclusiva para ônibus; além de passeio lateral para pedestres e uma ciclovia no eixo central.

A etapa II compreende a ligação entre os bairros Bugio e Jardim Centenário, partindo da intersecção localizada logo após o fim da ponte situada sobre o Riacho do Cabral. Este trecho chegará até o limite com o município de Nossa Senhora do Socorro, interligado com a rodovia Lauro Porto.

Já na etapa III está sendo construída a via de intersecção do bairro Lamarão até a avenida Juscelino Kubitschek. A avenida partirá da divisa com o município de Nossa Senhora do Socorro, seguindo paralelamente às avenidas General Euclides Figueiredo e Paulo Figueiredo Barreto, passando pela rotatória do Lamarão e vai até a Soledade. Este trecho terá 4,4 km de extensão, somando seus dois sentidos.

O impacto positivo para a mobilidade urbana será sensível, uma vez que a rota mais utilizada para o trajeto Aracaju-Nossa Senhora do Socorro é a avenida Euclides Figueiredo, que tem registrado lentidão no trânsito, por conta do alto fluxo de veículos e a limitação no número de faixas disponíveis.

“A ideia é oferecer uma alternativa a uma das vias mais saturadas atualmente na capital, que é a Euclides Figueiredo, de maneira a possibilitar maior fluidez no trânsito, com redução no tempo de deslocamento entre as cidades. Vai ser melhor para a mobilidade urbana, também para o desenvolvimento da região e, claro, para a população”, aponta o superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Renato Telles.

O novo eixo viário trará, então, benefícios em diferentes aspectos, como melhor trafegabilidade, sobretudo na região norte, e elevação de padrão social, com a instituição de uma nova fronteira de desenvolvimento econômico,  como destaca o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari.

“A primeira concepção do projeto foi desafogar a avenida Euclides Figueiredo, que é uma via saturada, que liga Aracaju a Socorro, e que não poderia ser alargada, por conta da densidade populacional na área, o comércio e as moradias. A ideia, então, foi criar uma via paralela, de maneira que pudéssemos criar uma alternativa até o Santos Dumont. Com a nova avenida nós estamos interligando o Soledade ao Bugio, proporcionando um outro vetor de desenvolvimento para a cidade, com grande possibilidades de os veículos que vêm da BR 101 poderem circular por lá e chegar até o Centro da capital, por exemplo. Então, além de resolver um problema de mobilidade, podem proporcionar crescimento e desenvolvimento ao município”, ressalta Ferrari.

Fonte: PMA

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