Deputados da Unale visitam perímetros irrigados de Sergipe

Nesta quinta-feira (30), representantes das comissões de agricultura da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) e da União dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) visitaram os perímetros irrigados sergipanos. Entre os pontos percorridos estiveram os municípios de Itabaiana e Canindé de São Francisco. Já nas sexta-feira (1) serão visitados os municípios Canindé de São Francisco, Neopólis e Brejo Grande.

“A comissão e a visita foram formados durante a 26ª Conferência da Unale em Fortaleza (CE). Nós sugerimos que a Comissão de Agricultura, fizesse uma visita técnica nas barragens de Sergipe. Temos como tema esse ano na Comissão de Agricultura da Unale ‘O combate à seca e o armazenamento de água’, e eu sugeri para que essa visita técnica fosse feita aqui em Sergipe. Apesar de o presidente da comissão ser do Rio Grande do Sul, onde nos últimos três anos vinha passando por uma seca severa, sugeri que a visita seja aqui porque não existe melhor para entender de seca no sertão do que nós sergipanos. ”, explicou o deputado estadual Marcelo Sobral (União Brasil) que é vice-presidente da Comissão de Agricultura da Unale.

O presidente da comissão de Agricultura da Unale, o deputado estadual Adolfo Brito (PP/RS) faltou alguma palavra aqui o intercâmbio para o fortalecimento de políticas públicas voltadas para agropecuária e agricultura familiar.

“ A nossa região tem muito potencial. Mas é necessário uma mudança na legislação. O estado de Sergipe também tem muito potencial na área da agricultura. O estado do Rio Grande do Sul precisa contar com água sistemática, assim como o de Sergipe, para não perder uma grande quantidade de água assim como ocorreu nos últimos anos, e consequentemente parte da safra, o que prejudicou a economia do estado e dos municípios. Com a visita e o intercâmbio estamos buscamos alternativas e motivar os nossos agricultores e minimizar os efeitos da falta de chuva em nosso estado”, destacou o presidente da comissão de Agricultura da Unale, Afonso Brito.

Para o deputado Manuel Marcos (PSD) a visita técnica acontece em momento importante com o momento de seca enfrentado em todo o país. “Além de incentivar a atividade agrícola, temos em vista fortalecer ações de combate a seca e visando a busca de empregabilidade e renda das famílias que vivem da agricultura”.

Presente na visita técnica, o deputado Marcos Oliveira (PL) destacou a importância das barragens para os municípios sergipano e a importância da visita da comitiva da Unale. “Em Sergipe, temos diversos perímetros irrigados, e que são produtores. O intercâmbio é importante para que os parlamentares possam entender como funcionam as nossas barragens e como elas beneficiam a população e também trazer as experiências deles”.

A comitiva de parlamentares visitou a barragem Jacarecica I, no município de Itabaiana. No perímetro imigrado Jacarecica I, são 124 lotes familiares, beneficiando diretamente mil pessoas com a geração de renda a partir da produção de alimentos. Em 2022, foram colhidas mais de 7mil toneladas de produtos agrícolas, que injetaram na economia itabaianense cerca de R$ 17 milhões de reais.

A barragem está em funcionamento desde 1987, e tem como as principais culturas as pimentas de cheiro e malagueta, macaxeira e com destaque a da batata-doce. De acordo com o agricultor José Carlos Santos, a barragem é sinônimo de desenvolvimento. “A barragem trouxe melhoria para a vida de quem vive da agricultura. Trouxe muito trabalho e possibilidade de crescimento para todas as famílias da localidade”. Além da barragem do Jacarecica I, existem também, em Itabaiana, as barragens Jacarecica II e a da Ribeira.

Fonte: Alese

Compartilhe:

© 2023 Resumo Sergipe