Os deputados e deputadas estaduais da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe participaram das festividades alusivas aos 205 anos de Emancipação Política do Estado celebrado nesta terça-feira (8). A celebração foi realizada no Palácio-Museu Olímpio Campos, na Praça Fausto Cardoso, no Centro da capital.
O evento contou com a formação das tropas e vistoria realizada pelo comandante-geral, coronel Alexsandro Ribeiro, seguida pela apresentação da banda de música da Polícia Militar, com revista oficial à tropa pelo governador do estado, Fábio Mitidieri (PSD).
Também aconteceu o hasteamento das bandeiras ao som do Hino Nacional, com participação de autoridades convidadas, e a execução do Hino de Sergipe pela banda da Polícia Militar, que contou com a participação do Coral da Alese (Corales). Na oportunidade, também ocorreu a visita a exposição ‘Polícia Militar de Sergipe Marcha Além Fronteiras’, em cartaz no Museu Palácio Olímpio Campos.
“Em 1820, nós nos emancipamos da Bahia, tratamos a nossa independência e começamos a construir ali a nossa cidade de plenitude. Que a gente possa celebrar isso todos os anos, pra gente se lembrar de onde veio e pra onde vamos. Tenho certeza que todo sergipano se alegra dessa data e se orgulha do seu jeito sergipano de ser”, destacou o governador Fábio Mitidieri.
O deputado Luciano Pimentel (PP) falou sobre o marco histórico dos 205 anos de independência de Sergipe. “É um momento muito importante para o nosso povo. Sergipe tem tido um protagonismo muito grande de desenvolvimento, ao longo da sua trajetória de emancipação política. Temos muito o que realizar ainda, mas para todos nós, o oito de julho é uma data que precisa e merece ser comemorada e reverenciada”, afirmou.
Para o deputado Manuel Marcos (PSD), Sergipe tem crescido em diversos aspectos. ” Há 205 anos, nesta mesma data ocorreu a nossa desvinculação e a nossa liberdade da Bahia. O nosso cresceu pujante, seguindo toda a história dos nossos antecessores portugueses. E adquirimos a nossa independência e com ela veio o desenvolvimento nos setores agrícola, comércio e até industrial”, declarou.
A prefeita de Aracaju, Emília Correa (PL) ressaltou que. “Que o nosso Estado cresça, que seja colhedor, que cuide cada vez mais das pessoas”.
História
O dia 8 de julho simboliza a luta por autonomia e o reconhecimento das conquistas históricas do povo do estado. A data presta homenagens as importantes personagens, instituições e tradições que contribuíram para o desenvolvimento do estado, fortalecendo o sentimento de pertencimento e orgulho entre os sergipanos.
Corales
O coral da Alese, fez uma apresentação juntamente com a Banda Marcial da Polícia Militar de Sergipe com execução do Hino de Sergipe. Para a diretora da Escola do Legislativo, Telma Pimentel, a partipação do Corales nesta ação é um momento de alegria.
“Para o Corales ser lembrado para um evento desta magnitude é uma alegria imensa. Muitos corais de todo estado queriam participar. Os nossos coralistas são muito disciplinados eles treinam todas as ter independente de ter evento previsto ou não. Cantar o Hino de Sergipe, em seu aniversário, é um momento muito importante para nós`”, enfatizou Telma Pimentel.
Para o maestro do Corales Joel Magalhães é uma satisfação se apresenta com a Banda da Polícia Militar de Sergipe. “ O dia 8 de julho é um dia especial para todos os sergipanos. Nossa emancipação política traduz a importância da nossa história, legado e raízes. Cantar o nosso hino hoje é um momento de muita emoção”, finalizou.
Fonte: Alese
Aracaju, 08 de julho de 2025