Os deputados da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) realizaram, na manhã desta segunda-feira (10), no 28º Batalhão de Caçadores, em Aracaju, a solenidade de concessão da Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar, a mais alta honraria do Parlamento sergipano. A iniciativa foi do deputado estadual Luciano Bispo (PSD) e a entrega da condecoração foi feita pelo presidente do Poder Legislativo e grão-mestre da Ordem, deputado Jeferson Andrade (PSD). Foram homenageados o General do Exército, Maurílio Miranda Netto Ribeiro, e o General de Divisão, André Luiz Aguiar Ribeiro, comandante militar do Nordeste e comandante da 6ª Região Militar, respectivamente. Os deputados Jeferson Andrade e Luciano Bispo e o secretário-geral da Mesa Diretora da Alese, Igor Albuquerque, receberam o Diploma de Amigo do Comando Militar do Nordeste.
“É muito importante esta homenagem a dois generais do Exército Brasileiro, prestada pela nossa Casa Legislativa. Eles têm trabalhado intensamente, sobretudo nos últimos dois anos, fortalecendo a integração entre o comando militar e a sociedade sergipana. Trata-se de uma honraria de grande significado, proposta pelo deputado Luciano Bispo e concedida pelo Parlamento sergipano ao Exército Brasileiro, na pessoa dos generais aqui presentes. É um gesto de reconhecimento à instituição que tanto contribui com o país e, em especial, com Sergipe. Esta é a primeira vez que a honraria é entregue fora da sede da Assembleia, o que simboliza a importância do Exército e a parceria consolidada entre as instituições”, destacou o presidente da Alese, deputado Jeferson Andrade.
Na ocasião, o presidente Jeferson Andrade, o deputado Luciano Bispo e o secretário-geral da Mesa Diretora, Igor Albuquerque, também foram agraciados com o Diploma de Amigo do Comando Militar do Nordeste. “Assim como os generais, fomos homenageados em razão da Casa que represento e por meus pares, a Assembleia vem desenvolvendo um grande trabalho de integração institucional, e hoje vemos o resultado disso”, complementou o presidente.
O deputado Luciano Bispo, autor da proposta, ressaltou os relevantes serviços prestados pelo Exército Brasileiro à sociedade. “O Exército faz muito pelo país e por Sergipe, especialmente através do 28º Batalhão de Caçadores. É justo homenagear quem contribui tanto com o Estado e com a nação. Os generais sempre demonstraram atenção especial a Sergipe, e a Assembleia tem o dever de reconhecer e agradecer a todos que trabalham pelo desenvolvimento do nosso povo. Receber hoje, também, uma homenagem do Exército é motivo de grande alegria e reafirma a parceria sólida entre o Parlamento sergipano e as Forças Armadas”, declarou.
Para o secretário-geral da Mesa Diretora, Igor Albuquerque, o recebimento do diploma reforça os laços institucionais. “A união entre as duas instituições tem sido constantemente fortalecida por determinação do presidente Jeferson Andrade, que sempre nos orienta a aprimorar essa relação com o Exército Brasileiro. Essa homenagem reflete a generosidade e o espírito de cooperação do general Maurílio Miranda Netto Ribeiro, comandante militar do Nordeste”, salientou.
A presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), desembargadora Yolanda Guimarães, também participou da cerimônia e foi homenageada com o Diploma de Amiga do Exército Brasileiro. “Hoje é um dia muito especial, em que dois generais do Exército Brasileiro são homenageados com a mais alta honraria da Assembleia Legislativa de Sergipe, o comandante do Nordeste e o comandante da 6ª Região Militar, pelo trabalho que vêm desenvolvendo em prol da sociedade. Essa honraria concedida pela Assembleia está de parabéns, pois reconhece o serviço e o engajamento do Exército em benefício de toda a população. Fico muito feliz em também receber o Diploma de Amiga do Exército e em representar, como única mulher, todas as mulheres sergipanas na condição de presidente do Tribunal de Justiça. É um reconhecimento público ao trabalho realizado pelo Exército, que não é apenas dos militares, mas de todos os brasileiros que participam, ativamente, das ações voltadas ao bem da sociedade”, afirmou.
Fonte: Alese
Aracaju, 12 de novembro de 2025



