A montagem do viaduto de 180 metros que integra o Complexo Viário Senadora Maria do Carmo Alves já começou e passou a chamar a atenção de quem circula pela avenida Beira Mar, no bairro Inácio Barbosa, em Aracaju. As primeiras vigas foram instaladas nesta quinta-feira, 29, marcando uma nova etapa da obra, considerada um dos maiores investimentos em mobilidade urbana da capital sergipana.
A instalação do elevado foi acompanhada de perto pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), Luiz Roberto Dantas, por técnicos da pasta e por representantes da Constran Internacional Construções S/A, empresa responsável pela execução do empreendimento. A previsão é que os serviços do viaduto sejam concluídos até maio deste ano. “Este é um projeto estruturante, que vai mudar a forma como as pessoas se deslocam em Aracaju. Estamos avançando dentro do cronograma, com responsabilidade técnica e compromisso com a população”, disse Luiz Roberto.
Com investimento inicial superior a R$ 318 milhões, o Complexo Viário Senadora Maria do Carmo Alves é um projeto estratégico para reorganizar o fluxo de veículos na região sul da capital. Além do viaduto na interseção das Avenidas Tancredo Neves e Beira Mar, o empreendimento contempla a construção de uma ponte estaiada de 360 metros, que ligará a Tancredo Neves ao bairro Coroa do Meio, e a implantação de 2,34 quilômetros de ciclovias, ampliando as opções de deslocamento para motoristas, ciclistas e pedestres.
A estrutura, que já desponta no cenário urbano, também vem sendo acompanhada de perto por moradores e comerciantes da região. Para a administradora financeira Rubia Martins, que trabalha em uma loja próxima a obra, a expectativa é de mais dinamismo no comércio local. “A gente já imagina uma expectativa de conforto tanto pra gente que anda de ônibus, quanto pra gente que anda de carro, porque eu acho que com o fluxo, a tramitação vai melhorar para loja e para os outros comerciantes. Esse conforto do trânsito fluindo é maravilhoso. Só alegria”, avaliou.
Morador da região, o aposentado Jorge Damascena afirmou acreditar que o viaduto será fundamental para reduzir os congestionamentos. “Em primeiro lugar, desenvolve mais o trânsito, que aqui é muito congestionado e esse viaduto vai melhorar um bocado”, considerou. Já a dona de casa Gleusemeire Ferreira disse ver a obra como um avanço para o bairro. “Vai ser muito bom. Acho que o que vem, vem pra melhorar. Vai valorizar as nossas casas aqui. Estou muito feliz com essa ponte já à vista”, contou.
O gerente lojista Valter Souza relatou que o andamento da construção faz parte da rotina de quem trabalha no entorno. “A obra a gente vê todos os dias aqui. Já é normal. Está bem adiantada. Estamos na expectativa do término. A liberação daquela pista dupla com o viaduto vai melhorar bastante, e aqui pra gente também, estamos na expectativa disso”, ressaltou.
Segundo o cronograma da obra, a conclusão de todo o Complexo Viário está prevista para o início do segundo semestre de 2027, consolidando uma nova configuração para a mobilidade urbana de Aracaju, com mais fluidez, segurança e acessibilidade.
Fonte: Governo de Sergipe
Aracaju, 29 de janeiro de 2026


